top of page

PROJETO CULTURA E PATRIMÔNIO

Esse projeto tem como objetivos gerais enriquecer, contextualizar e valorizar o repertório cultural de alunas e alunos do Ensino Fundamental II e Médio da nossa escola, bem como estimular o diálogo e o senso crítico.

 

Os temas "memória", "história", "cultura" e "patrimônio" são os norteadores para a seleção das saídas pedagógicas, pois esse projeto nasceu dos desafios de lecionar a disciplina de História. Contudo, a sua realização só é possível, pois conta com a participação ativa da equipe gestora e de professores dedicados ao seu ofício em diferentes disciplinas. Esses temas são de notória importância para a formação da identidade dos indivíduos que convivem em nossa sociedade. Abordá-los em sala de aula é abstrato e as saídas pedagógicas tem inegável potencial de elucidar os conceitos mencionados e estimular a reflexão. A experiência vivida pelos estudantes, ativa o repertório que já possuem e o relaciona às novas experiências, trazendo elementos, inclusive, para as demais disciplinas do currículo.

As saídas pedagógicas envolvem atividades de preparação e no retorno à escola. Questionamentos como “O que estou vendo?”, “O que merece e/ou o que precisa ser lembrado e/ou cuidado pela sociedade e/ou por mim?” estimulam o olhar e a reflexão e cada professor, em sua disciplina, busca dialogar com a experiência vivida fora dos muros da escola.

São Paulo reúne equipamentos culturais com uma diversidade ímpar de representações e temáticas. Esse projeto se insere, portanto, no debate sobre a importância das saídas pedagógicas para a abordagem e reflexão sobre temas pertinentes à formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel social e histórico, comprometidos com a melhoria da sociedade da qual fazem parte.

Profª Naige (História)

Coordenadora do Projeto "Cultura e Patrimônio"

VISITAS REALIZADAS:

Exposição: “Narrativas em Processo: Livros de Artista na Coleção Itaú Cultural”

“Com trabalhos pertencentes ao acervo de obras de arte do Itaú Unibanco, a exposição explora a construção do conceito de livro de artista – para além dos livros-objetos. Para desconstruir a noção que temos do que são livros de artista, a curadoria caminha por duas vias: a primeira explora as diversas possibilidades que a intervenção gráfica oferece, em capas de livros, álbuns de gravura ou ilustrações de livros com tiragem limitada. A segunda identifica os diferentes formatos – materiais e conceituais – que o livro de artista pode apresentar.

A narrativa da exposição constrói um caráter histórico, começando pelas múltiplas atividades do chargista e editor Angelo Agostini (1843-1910), passando pela produção do modernismo, avançando pelas contribuições de artistas como Portinari, Goeldi e Di Cavalcanti, chegando aos livros-esculturas dos poetas concretos e terminando com um núcleo contemporâneo que problematiza o chamado livro-objeto. Este último é dividido em quatro módulos para que essas visões possam ser observadas com atenção: Uma Escrita em Branco, Livros-Objetos, Rasuras e Paisagens.” [1]

Local: Itaú Cultural à Av. Paulista, 149.

Datas das saídas: 10/03, 13/04 e 05/05/2017.

Turmas: 6º anos A, B, C e D, 7º anos A e B e 8º anos A e B.

Quantidade de alunos atendidos: 126

Atividades realizadas: Visita mediada e oficina de livro com recortes tridimensionais com educadores do Itaú Cultural e roda de conversa sobre a experiência vivida na visita com os professores responsáveis pelas saídas.

 

Exposição: “Modos de ver o Brasil: Itaú Cultural 30 anos”

“Para a curadoria – realizada em parceria com as áreas do instituto –, foi convidado Paulo Herkenhoff, que agregou ao projeto Thais Rivitti e Leno Veras. A seleção construída por esse grupo dispõe, nos quatro andares da Oca, as obras seguindo a ideia de constelação: pela proximidade, diálogos entre artistas, temas e momentos históricos são criados, sem que haja um percurso único. Vários sentidos podem ser percorridos pelo visitante.

A expografia – criada pela equipe de Álvaro Razuk – acompanha essa orientação e dispõe as obras em um modelo radial, que dá uma visão de conjunto de cada andar e só sugere caminhos e seções, sem delimitar o acesso. Também no sentido de incentivar múltiplas visões está o aplicativo itaucultural.org.br/30anos, em que o visitante pode sugerir os seus próprios percursos pela mostra, assim como acessar textos e entrevistas.

Além disso, a exposição também ressalta os esforços do instituto em incentivar a criação, a manutenção da memória e o pensamento crítico em cultura. Publicações impressas e produtos audiovisuais produzidos pela nossa equipe estarão disponíveis no espaço.”

Local: OCA à Avenida Pedro Álvares Cabral – Portão 3 – Parque Ibirapuera.

Datas das saídas: 01/06/2017.

Turmas: 6º ano C e alguns alunos dos 7ºs, 8ºs e 9ºs.

Quantidade de alunos atendidos: 42

Atividades realizadas: Visita mediada e oficina com educadores do Itaú Cultural e roda de conversa sobre a experiência vivida na visita com os professores responsáveis pelas saídas.

 

Teatro: “Salve, Malala”

“O espetáculo 'Salve, Malala' (...) conta a história de Sofia e Yan, duas crianças que vivem numa aldeia, onde vive um rei mandão, que proíbe as meninas de estudar e tira a liberdade das pessoas que vivem lá. Baseado na vida da paquistanesa Malala Yousafzai, ganhadora do Nobel da Paz.” [2]

Local: SESC Belenzinho à R. Padre Adelino, 1000.

Datas das saídas: 23 e 30/09/2017.

Turmas: 6º anos A, B, C e D, 7º anos A e B e 8º anos A e B.

Quantidade de alunos atendidos: 60

Atividades realizadas: Os alunos assistiram ao espetáculo de teatro e participaram de roda de conversa sobre a experiência vivida e assistida no teatro com os professores responsáveis pelas saídas.

 

Exposição: “Quem sou eu?” (parceria com o Museu da Pessoa)

“A exposição Quem sou eu? comemora o 25º aniversário do Museu da Pessoa, além de apresentar o resultado dos encontros de formação junto aos funcionários do Sesc SP, que também foram responsáveis por selecionar alguns usuários da instituição para narrar em vídeo as histórias de vida.

O objetivo é de propiciar uma viagem ao mundo "do outro", como uma forma de ampliar, em cada visitante, a noção de si próprio e da sociedade em que vive.

A montagem expositiva está dividida entre uma curadoria de vídeos feita pelo Museu da Pessoa, o resultado do processo com os funcionários do Sesc SP e os usuários da instituição. Além de obras inéditas produzidas por três curadores convidados, Viviane Ferreira, Cristiano Burlan e Diógenes Moura, que comporão três espaços poéticos e imersivos.”[3]

Local: SESC Vila Mariana à R. Pelotas, 141.

Datas das saídas: 12/12/2017.

Turmas: 6º anos A, B, C e D, 7º anos A, B e C.

Quantidade de alunos atendidos: 42

Atividades realizadas: Visita mediada à exposição e oficina de origami “peixe” e narrativas com educadores do SESC e roda de conversa sobre a experiência vivida e assistida no teatro com os professores responsáveis pelas saídas.

 

Exposição: “Véio: a imaginação da madeira”

“Entre os dias 15 de março e 13 de maio, o Itaú Cultural apresenta uma exposição que reúne parte da vasta obra do escultor Véio, nascido em 1947 no interior do Sergipe – onde vive até hoje. Com curadoria de Agnaldo Farias e Carlos Augusto Calil, Véio – a Imaginação da Madeira traz para o público, pela primeira vez fora do sertão sergipano, peças da coleção que o artista mantém em sua casa e que dialogam com o cotidiano do povo sertanejo.”[4]

Local: Itaú Cultural à Av. Paulista, 149.

Datas das saídas: 20/03, 04/04 e 02/05/2018.

Turmas: 6º anos A, B, C e D, 7º anos A e B e 8º anos A e B.

Quantidade de alunos atendidos: 126

Atividades realizadas: Visita mediada por educadores do Itaú Cultural à exposição, relatório e roda de conversa sobre a experiência vivida na visita com os professores responsáveis pelas saídas.

 

Exposição “Do toque ao Clique - A História da Música Automática"

“A exposição, com curadoria de Leão Leibovich e inédita no Brasil, reúne um acervo com mais de 60 peças sonoras históricas, além de mídias musicais e aparelhos eletrônicos. Entre as peças expostas estão caixas de música, piano-barril, orquestrion, pianola, fonógrafo, gramofone, entre outras construídas em sua maioria ao longo dos séculos XIX e XX e, que permitem traçar um panorama histórico e social da música mecânica programada e automática ao redor do mundo.”

Local: SESC Vila Mariana à R. Pelotas, 141.

Datas das saídas: 5, 6, 14 e 15/06/2018.

Turmas: Ensino Fundamental II e Médio.

Quantidade de alunos atendidos: 168

Atividades realizadas: Visita mediada à exposição com educadores do SESC e roda de conversa sobre a experiência vivida com os professores responsáveis pelas saídas.
 

Exposição “Papéis efêmeros: Memórias Gráficas do Cotidiano” (parceria com o Museu Paulista da USP)

“Com curadoria de Chico Homem de Melo e Solange Ferraz de Lima, a mostra reúne rótulos, papéis de bala, santinhos, cadernos escolares e outros impressos cujo destino mais comum é o descarte após o uso. Composta por três núcleos temáticos - Cultura, Educação e Consumo - e dois transversais - Técnicas de Impressão e Design -, as cerca de 500 peças gráficas vão contar um pouco da história dos impressos que fazem parte do nosso dia a dia.”[5]

Local: SESC Ipiranga à R. Bom Pastor, 822.

Datas das saídas: 28, 29 e 30/08 às 9h, 10h30, 14h e 15h.

Turmas: Ensino Fundamental II e Médio.

Quantidade de alunos atendidos: 300.

Atividades realizadas: Visita mediada à exposição com educadores do SESC, relatório e roda de conversa sobre a experiência vivida com os professores responsáveis pelas saídas.

 

Exposição "São Vito: uma escavação"

“Exposição traça um resgate histórico da região do centro de São Paulo e traz à tona as transformações da cidade. Resgatar o passado (literalmente) soterrado dessa área é a proposta da exposição São Vito: uma escavação, em cartaz no Sesc Parque Dom Pedro II até 5 de maio. Montada ali, no mesmo terreno em que o icônico edifício esteve, a mostra traz a oportunidade de refletir, comparar e observar in loco o resultado das transformações urbanas causadas por interesses e necessidades muitas vezes divergentes entre o poder público, o mercado imobiliário e os moradores e trabalhadores do centro da cidade." [6]
Local: SESC Parque Dom Pedro II à Praça São Vito, s/n.

Datas das saídas: 10, 12 e 17/04/2019.

Turmas: 6ºs anos A, B e C do Ensino Fundamental e 1ºs anos do Ensino Médio.

Quantidade de alunos atendidos: 120.

Atividades realizadas: Visita mediada à exposição com educadores do SESC, redação e roda de conversa sobre a experiência vivida com os professores responsáveis pelas saídas.

PRÓXIMAS SAÍDAS PEDAGÓGICAS PROGRAMADAS:

Exposição “PretAtitude”

“Com curadoria de Claudinei Roberto da Silva, a exposição apresenta um recorte da produção afro-brasileira contemporânea a partir de trabalhos de artistas consagrados e emergentes, todos insurgentes na afirmação de suas vocações ante as adversidades que transcendem o universo da arte. São obras de caráter muito variado e que permitem especulações sobre identidade, memória, política do corpo negro, gênero e formulações de caráter político que não abdicam da complexidade que o lugar da fala dos artistas contempla. Por meio de produções que têm em comum a grande espessura poética e potência estética, combinados em audaciosos e delicados arranjos conceituais, a exposição reúne trabalhos de Aline Motta, André Ricardo, Eneida Sanches, Janaina Barros, Laércio, Lídia Lisboa, Luiz 83, Marcelo D'Salete, Marcio Marianno, Peter de Brito, Sidney Amaral, Rosana Paulino, Wagner Celestino e Washington Silveira. Essa seleção de artistas constrói um panorama da realização atual da arte afro-brasileira, realçando a qualidade das pesquisas conceituais e formais alcançadas, às vezes em condições de produção adversas, mas nem por isso carentes de melhores soluções.”[7]

Local: SESC Vila Mariana à R. Pelotas, 141.

Datas das saídas: 14 e 15/08/2019.

Turmas: 8º anos A, B e C

Quantidade de alunos atendidos: 84

Atividades realizadas: Visita mediada à exposição com educadores do SESC, questionário eletrônico, roda de conversa sobre a experiência vivida com os professores responsáveis pelas saídas, entre outras atividades em planejamento

Exposição “À Nordeste”

“Com curadoria de BITU CASSUNDÉ, CLARISSA DINIZ e MARCELO CAMPOS, o título da exposição parte da provocação do artista cearense Yuri Firmeza: "A nordeste de quê?", em que coloca em perspectiva as relações entre centralidades e periferias no Brasil e no mundo. Essa programação integrada à exposição conta com espetáculos de teatro, música e dança, exibição de filmes, além de encontros de reflexão e experimentação artística, relacionados com diversos conteúdos presentes na mostra.”[8]

Local: SESC 24 de Maio à R. 24 de Maio, 109

Datas das saídas: 20/08/2019.

Turmas: Ensino Médio

Quantidade de alunos atendidos: 42

Atividades realizadas: Visita mediada à exposição com educadores do SESC, questionário eletrônico, roda de conversa sobre a experiência vivida com os professores responsáveis pelas saídas, entre outras atividades em planejamento.

 


[1] Informações sobre a exposição disponíveis em: http://www.itaucultural.org.br/narrativas-em-processo-livros-de-artista-na-colecao-itau-cultural-2

[2] Informações sobre o espetáculo disponíveis em: https://www.sescsp.org.br/programacao/119179_SALVE+MALALA

[3] Informações sobre a exposição disponíveis em: https://www.sescsp.org.br/programacao/131735_QUEM+SOU+EU#/content=na-midia

[4] Informações sobre a exposição disponíveis em: http://www.itaucultural.org.br/veio-a-imaginacao-da-madeira 

[5] Informações sobre a exposição disponíveis em: https://www.sescsp.org.br/programacao/154236_PAPEIS+EFEMEROS+MEMORIAS+GRAFICAS+DO+COTIDIANO#/content=saiba-mais 

[6] Informações sobre a exposição disponíveis em: https://www.sescsp.org.br/online/artigo/12969_SESC+PARQUE+DOM+PEDRO+II+DA+VARZEA+AO+TREMETREME

[7] Informações sobre a exposição disponíveis em: https://www.sescsp.org.br/programacao/188796_PRETATITUDE+INSURGENCIAS+EMERGENCIAS+E+AFIRMACOES+NA+ARTE+AFROBRASILEIRA+CONTEMPORANEA#/content=saiba-mais

[8] Informações sobre a exposição disponíveis em: https://www.sescsp.org.br/programacao/187509_A+NORDESTE#/content=programacao

© 2015-2019 por Escola Estadual Prof.ª Martha Figueira Netto da Silva.

  • w-facebook
  • w-youtube
bottom of page