top of page

PROJETO JÚRI SIMULADO DE BIOLOGIA

Ao analisar o Currículo do Estado de São Paulo, notei que alguns dos conteúdos de Biologia propostos para o ensino médio são de difícil assimilação ou são pouco atrativos para os alunos. Com o extenso conteúdo e as poucas aulas semanais, muitas vezes, as turmas demonstravam uma certa dificuldade em acompanhar o andamento da disciplina, o que prejudicava o processo ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, percebi que precisava diversificar as formas de abordagem dos conteúdos visando desenvolver o protagonismo e despertar a curiosidade, a criatividade e a consciência crítica dos educandos.

O desejo de aprimorar o conhecimento científico e despertar o interesse dos educandos por temas relacionados à Biologia me levaram a desenvolver o Projeto Júri Simulado.  Sendo assim, esse projeto foi realizado com o intuito de aliar teoria e prática, levando o aluno a pesquisar, analisar estudos de caso, exercitar sua criatividade, elaborar argumentos e manifestar o conhecimento adquirido durante a atividade.

O júri simulado é realizado na E.E. Martha Figueira desde 2015 com turmas do ensino médio. O projeto consiste na simulação de um tribunal de júri (contendo juiz, promotores, advogados, testemunhas e jurados) e aborda temas polêmicos, tratados inicialmente em aulas expositivas, como origem da vida, evolução, biotecnologia e engenharia genética, aborto, manipulação do DNA, entre outros.

Para o desenvolvimento deste trabalho, são utilizados recursos disponíveis na escola, como mesa, cadeiras, giz, notebook e projetor. A caracterização e recursos adicionais usados pelos alunos ficaram a critério dos mesmos. É pertinente ressaltar que os educandos participam de toda a construção do projeto e se mostram muito interessados e comprometidos com a atividade, o que elevou as minhas expectativas em relação a eficácia desse método para o processo de ensino- aprendizagem.  

Prof.ª Verena Santos Uanus (Biologia)

Coordenadora do Projeto Júri Simulado

"Através desse depoimento, me proponho a enaltecer o Projeto Júri Simulado, trabalhado na matéria de Biologia pela professora Verena, onde os casos são criados em cima de conteúdos que estudamos ao longo dos bimestres, para que nós, como alunos, possamos nos aprofundar no conteúdo proposto, vendo como aquilo reflete na sociedade e quais são os seus pontos negativos e positivos, ajudando também a construir nossa identidade, vendo o que apoiamos ou não nas pesquisas e descobertas da ciência biológica, um fator importantíssimo para que não sejamos alienados, como nos primórdios, a tudo que são boatos ou publicações da mídia."

Trecho do relato da aluna Marcela Dantas, do 3º ano B (turma de 2016), que participou da simulação do júri como advogada de defesa do caso “O julgamento de Charles Darwin”. 

"A experiência do Júri Simulado eu vou levar para a minha vida toda. Eu acho que foi uma experiência importante para todos da minha turma também. Além do conhecimento adquirido sobre os experimentos científicos nos animais, nós também aprendemos um pouco sobre Direito, estudamos algumas leis para entrarmos no personagem, e, não somente quem fez parte do Júri, como também quem fez parte da plateia aprendeu sobre o assunto. Tivemos atuações excelentes nos dois lados do Júri, o lado da acusação e o lado da defesa, nós, alunos, nos empenhamos muito para passar uma verdade para quem estava assistindo, criamos um Júri de verdade, teve depoimento que fez a plateia chorar, houve também um debate de ambos os lados e, no final, foi a decisão do Júri popular que deu vitória para o meu time."

Trecho do relato da aluna Maria Gabriela Menezes, do 2º ano C (turma de 2016), que atuou no Júri simulado como promotora do caso “Uso de animais em pesquisas”.

© 2015-2019 por Escola Estadual Prof.ª Martha Figueira Netto da Silva.

  • w-facebook
  • w-youtube
bottom of page